Saiba como sua empresa pode driblar a crise do Covid-19 e vender mais

Você sabe lidar com a mudança e situações? Essa tem sido a nossa realidade dia a dia: se adaptar, principalmente quando o assunto é o ramo empresarial. Como tem sido as suas vendas de produtos/serviços durante essa pandemia? Qual a melhor forma de moldar a sua empresa e não perder a cabeça e como superar a crise?

Transformação digital

Nos anos 2000 começamos a nossa transformação digital de uma forma mais presente, tanto em escolas e universidades, como dentro das empresas. Hoje, com toda a novidade que o Covid-19 tem trazido, estamos sendo forçados a entender ainda mais a importância de se adequar e se adaptar para continuar vendendo, só que cada vez mais digitalmente.

A crise tem impactado empresas de todos os segmentos, muito dessas empresas não têm força digital, muitos menos estratégias para driblar esse momento tão difícil e delicado que precisamos. Ou seja, cada vez mais estar em sintonia no digital para seus clientes entender que há um novo formato e adaptação de compra e venda: o digital.

Os números de empresas impactadas são altos, principalmente porque todos fomos forçados a realizar o isolamento social, ou seja, quem era apenas empresa física ficou numa situação bem pior. Costumamos escutar bastante: “É impossível que minha empresa consiga vender online. Meus clientes não estão lá” ou “Para me adaptar online, preciso de um e-commerce e meus serviços não se adequam a essa realidade”. 

A diferença hoje é que há sim formas de se destacar e vender online, e essas ‘desculpas’ já estão na hora de cair por terra. Afinal, você vai ficar questionando se dá ou vai agir para não quebrar? Portanto, o nosso conselho é: não se desespere, é hora de dar a volta por cima.

Quem já estava no digital, precisa entender que usar estratégias para alcançar seu público e converter em vendas é primordial, e quem não estava no digital sabe que é preciso agora, mais do que nunca, estar. Veja abaixo algumas dicas que separamos para você conseguir superar esse momento de crise. Assiste ao vídeo do CEO do R Play, Diego Regal, falando sobre como superar esse momento com criatividade:

Saiba como driblar a crise produzindo vídeo

Atitude

Não espere uma atitude do coleguinha ao lado para poder fazer acontecer. As coisas tem que começar por você. Se você é gerente de vendes, vendedor ou dono de um negócio, se organize para que o cliente não esqueça de você, afinal, muitas empresas estão investindo no digital e não estão ficando esquecidas.

Se organize, ligue para os seus clientes, mande e-mails, reveja as suas propostas e melhore. Não espere que alguém mande você fazer alguma coisa para poder fazer. Seja proativo(a) e faça a mudança no seu negócio.

Aceite a nova realidade

Será que os seus concorrentes direto estão paralisados sem saber o que fazer só aguardando tudo voltar ao normal? Opa, eu li VOLTAR AO NORMAL? Meu caro amigo, esqueça o que ficou para trás e coloque na mente que nada mais será como antes. Do início da pandemia para frente, viveremos um novo normal, onde todo mundo terá que se adaptar ao digital, rever seus negócios e continuar vivendo, só que de uma forma diferente de antes. Cabe a você decidir se quer estar entre os que correm atrás e se destacam nesse novo mundo ou se quer estar entre aqueles que simplesmente estão em choque sem saber para onde correr.

E aí, você já sabe? Espero que seja a primeira opção. Afinal, o relógio não para!

Oportunidades

Procure analisar aonde exatamente a crise está impactando no seu negócio e tente pontuar para ver uma nova maneira de continuar vendendo.

Tente se fazer algumas perguntas, como:

– Você terá resultados positivos se cancelarem tudo e deixar o negócio quebrar?

– Vale a pena repensar e investir para se adaptar à nova realidade?

– Você ver uma crise ou ver uma crise que traz oportunidade para crescer?

Evite

Se ver o bombardeiro de notícias diárias sobre a crise te afetam emocionalmente, tente se desligar e se atualizar apenas uma vez ao dia. Isso te ajudará a focar em solucionar o seu problema. Os clientes que estão em contato com você, precisam de solução e precisam sentir confiança em você. Então jamais cometa o erro de dizer ao cliente que ele é por exemplo, o segundo fechamento do mês. Procure passar para o seu cliente que a sua empresa foi afetada pela crise (como todas), mas que vocês estão dando a volta por cima.

Separamos algumas práticas para a gestão de vendas do seu negócio evoluir:

Home office x disciplina

A falta de disciplina dos funcionários é um grande problema para quem está vivendo esse momento tendo que fazer a gestão da equipe online. Procure motivá-los com metas, crie incentivos (adaptado a realidade) para que por menor que seja, as pessoas da equipe entendam a importância que ele(a) tem para a equipe.

Exemplos de metas:

– Fazer 20 ligações diárias para a base de clientes;

– Agendar 3 reuniões semanais;

– Enviar proposta para 10 clientes.

Portanto, precisamos entender que, a crise vai passar. Assim como várias outras que já existiram. A diferença é a forma como lidamos. Lembre-se sempre: não esperar o outro para agir. Aja agora.

Se você tem passado por isso, te convido a deixar um comentário contando suas principais dificuldades no negócio.

QUEM ESCREVE

Lara Miller

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