Por que devo investir em Vídeo Marketing?

Investir em vídeo marketing, ou vídeo que vende, é uma necessidade das empresas. Compras pela internet está em uma crescente a um bom tempo. Com essa nova forma de cosumo, comunicar através das mídias digitais passou a ser uma obrigação para todas as empresas. Isso significa que os meios de comunicação tradicionais, como TV, rádio e outdoor perderam a importância? Não, isso significa que você precisa olhar para mais uma forma de se comunicar com seu cliente. As grandes marcas já fazem isso com maestria e você precisa fazer também.

Se você tem uma loja virtual, não adianta simplesmente colocar os produtos em um site e não divulgá-lo. E nessa hora, o vídeo marketing pode fazer toda diferença nos seus resultados. Você sabe o que é e quais os formatos do vídeo marketing?

O que é vídeo marketing e qual a sua importância de investir para os negócios?

O vídeo marketing não se resume a um vídeo. Para entender o que produzir e como produzir seus vídeos a primeira pergunta que temos que responder é:
Qual o objetivo da sua divulgação? Devo mesmo investir em vídeo marketing?
Você quer aumentar a relevância da sua marca, torná-la mais conhecida, ser considerada na hora de uma decisão de compra? Defina muito bem o seu objetivo levando em conta as três fases de um processo de conversão e compra:

Reconhecimento

Fase em que você precisa mostrar que existe, mostrar que é um produto ou serviço de qualidade exaltando os valores da marca. Nessa etapa, o objetivo é aparecer ao máximo para que o consumidor lembre da sua marca quando precisar do seu produto. O vídeo marketing nessa etapa tem como base o fortalecimento da marca, não falando nada de preço nesse nem tentando a venda.

Exemplos de vídeos de reconhecimento são:

  • Institucionais: apresentação geral da marca e dos produtos da empresa;
  • Conceitual: apresentação conceitual do produto através de associação com famosos, formadores de opinião, etc. Um bom exemplo são os vídeos de perfumes com famosos que espelham o desejo de ser como eles.
RECONHECIMENTO – Vídeo de apresentação da marca ao Brasil.

Veja alguns vídeos de reconhecimento produzidos pelo Grupo R.Play

Consideração

Depois de conhecida, sua marca pode ou não ser considerada na hora de uma compra. Nessa etapa os vídeos de divulgação precisam ser de valorização dos diferenciais do seu produto ou serviço. Se a maior vantagem do seu produto é durabilidade e qualidade, os vídeos devem ressaltar isso de forma a tornar a sua marca uma opção de compra na cabeça do consumidor. Caso ele esteja procurando preço, e não é seu forte, talvez ele mude de ideia ao elencar os pontos de economia no longo prazo comprando o seu produto frente um com a qualidade inferior. Ou seja, nessa etapa investir em vídeo marketing é como fazer o papel de um vendedor online. Valorize todos os aspectos relevantes do seu produto ou serviço. Invista em vídeo marketing para essa etapa.

Exemplos de vídeos de consideração são:

  • Comerciais: vídeos de marcas de carro que elencam todos os diferenciais do modelo X, como teto solar, central multimídia, etc.
  • Autoridade: vídeos explicativos ou entrevistas que colocam a marca, pessoa ou produto como detentora de conhecimento técnico elevado, passando a ideia de que domina o assunto. Vídeos de palestrantes ou até dicas de como usar tal produto pode ser visto como autoridade.
CONSIDERAÇÃO – Vídeo que apresenta os diferenciais do carro Tiggo 7

Saiba quais são os 05 erros mais comuns ao gravar um vídeo.

Conversão

Essa é a etapa de venda propriamente dita. Nesse momento os vídeos produzidos devem ser diretos e objetivos, contendo as condições, preços e garantias do produto ou serviço.

Exemplo de vídeos de conversão:
Comerciais: as grandes redes de varejo, que fazem campanhas na TV do preço do micro-ondas. Marca Y dividido em 10x sem juros.

CONVERSÃO – Vídeo de promoção no preço da moto Honda

Entenda que investir em Vídeo Marketing não se resume a um vídeo. Mas sim uma série de vídeos que devem ser desenvolvidos de acordo com a etapa que se encontra o seu produto ou serviço.
Agora que você já sabe desenhar o seu objetivo, vamos falar um pouco das estratégias:

Motivos para investir em vídeo marketing para o seu negócio

Melhor e maior exposição do produto

  • Através de vídeos conseguimos demonstrar diversos ângulos e detalhes dos produtos, como o acabamento, brilho, caimento de determinada peça de roupa ou a eficiência de um eletrodoméstico. As pessoas com mais de 30 vão lembrar dos vídeos na TV das Facas Guinço ou do Juicer que faz suco na hora sem desperdiçar uma gota.

Aumenta a taxa de vendas 

  • Aumenta a confiança do seu público-alvo na qualidade do produto. No vídeo marketing as funcionalidades, detalhes e vantagens de adquirir o produto, deixará o consumidor mais propenso a finalizar a compra. Esse é o mais famoso vídeo que vende.

Aumenta o reconhecimento e o engajamento  

  • Pesquisas mostram que 88% do tráfego na internet é feito por vídeos. Ou seja, já está mais que provado que vídeos são mais atraentes quando comparados com fotos e textos, além de facilitar a comunicação. Com isso, uma excelente estratégia é usá-los nas redes sociais e no canal do Youtube da sua marca, isso ajuda a conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.
    Criar vídeos que mostrem as qualidades e benefícios que os consumidores terão ao usar seus produtos. Incentivar o compartilhamento, que gera um aumento nas visualizações e consequentemente mais entrega para outros internautas por parte do Youtube. Se possível, procure sempre comentar e responder o mais rápido possível os questionamentos e comentários dos clientes. Isso, além de aumentar a relevância do vídeo perante a plataforma, gera engajamento mais com seu público.

Influencia positiva no SEO 

  • Se você não sabe o que é SEO, essa é um ótimo momento de aprender. Hoje, todo negócio dificilmente vive sem as pesquisas do Google, a maior ferramenta de busca da internet. E as pesquisam mostram que as pessoas tendem a confiar mais nas marcas que aparecem na primeira página de busca do navegador. Mas, o que determina qual empresa vai aparecer primeiro nos resultados do Google?
    O chamado SEO, que é a é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca. Ou seja, se o seu concorrente aparece primeiro que você, ele está grandes passos na frente de fechar a venda sem mesmo você ser consultado. Investir em vídeo que vende pode ajudar no posicionamento.

Como se posicionar no topo das pesquisas?

Você tem duas maneiras. Ou pagando um anúncio, que dá resultados mas não tanto quando aparecer organicamente, ou melhorando seu site para se tornar relevante para o algoritmo do Google. Isso se dá através de várias estratégias, sendo uma delas a publicação de conteúdo de qualidade que normalmente é feito por vídeo.

O vídeo marketing é uma excelente estratégia para aumentar o tempo de permanência dos potenciais clientes no seu site, e consequentemente melhorar seu ranking perante ao Google. Além disso, se os vídeos estiverem hospedados no YouTube, poderão aparecer nos resultados de vídeos nos sites de pesquisa, aumentando as chances do seu negócio ser ranqueado e aparecer nos primeiros resultados de busca.

investir em vídeo marketing
Acesse o canal do Grupo R.Play e confira os vídeos produzidos pela empresa.
QUEM ESCREVE

Lara Miller

Sem categoria

05 erros graves ao gravar um vídeo

05 ERROS GRAVES AO GRAVAR UM VÍDEO 05 erros graves ao gravar um vídeo para youtube. Saiba como ter melhores resultados gravando vídeos para as

Abra o Chat