05 erros graves ao gravar um vídeo

05 ERROS GRAVES AO GRAVAR UM VÍDEO

05 erros graves ao gravar um vídeo para youtube. Saiba como ter melhores resultados gravando vídeos para as redes.

Incontáveis possibilidades foi o que a internet trouxe para o mercado, e isso vem revolucionando nossas vidas.

Vídeo é um dos meios de divulgação digital mais utilizados. Isso porque você tem outros sentidos envolvidos no conteúdo, como a audição e a visão. A possibilidade de criar algo que chame a atenção é mais fácil do que através de texto.

Quem nunca se pegou querendo assisti a um filme ou ao invés de ler um livro?

A atração do vídeo está na fácil compreensão, o que gera engajamento e associação a marca ou produto. Antigamente era difícil o acesso à vídeos, pois só existiam videocassetes para reproduzir, e vamos ser sinceros, quem conseguia programa um videocassete na década de 90?

Dispositivos mobile ajudaram na disseminação dos conteúdos através de vídeo, o que não passou batido pelo mercado publicitário. Hoje 83% do conteúdo consumido na internet é vídeo.

E você, já começou a fazer os vídeos para o seu negócio?

Saiba como gravar e não cometer os erros mais comuns que destroem a imagem do seu produto e da sua empresa.

Não basta ligar a câmera frontal do celular e sair fazendo de qualquer jeito. Eu vou te mostrar os pontos críticos que devemos nos atentar antes de publicar algo na internet. Não cometa os 05 erros graves ao gravar um vídeo para youtube.

Vamos lá?

Set of modern photographic equipment on white wooden table, top view. Professional tools of creative designer, photographer workplace background

Investir em equipamentos caros.

“Se déssemos uma caneta de ouro a Fernando Pessoa ele escreveria melhor?” Essa frase traduz o que pensamos sobre equipamentos caros. Não podemos dizer que não é legal utilizar bons equipamentos nas produções de vídeo, mas o que deve ser analisado é qual objetivo desse vídeo e quanto eu tenho ao todo pra investir. Digo isso pois você terá outros investimentos nas publicações de seus conteúdo, como pro exemplo impulsionamento e se você gastar toda seu dinheiro nos equipamentos não terá o resultado que espera. Você pode fazer bons vídeos até mesmo com o celular. Basta entender um pouco tecnicamente de luz e áudio que celulares mais modernos conseguem entregar resultados muito próximos a câmeras profissionais. Quando falamos em produção de conteúdo em escala, como cursos e vídeo aulas, aí começa fazer mais sentido o investimento em câmeras. Mas para começar a postar vídeos em Feed e Storie do Instagram e até canal no Youtube, você pode sim usar o seu celular, luz, microfone e um tripé.

Vamos falar um pouco mais nos próximos tópicos.

Portrait Of Female Sound Recordist Holding Microphone On Video Film Production In White Studio

Áudio, não erre isso!

O áudio é fundamental para um vídeo ter um bom engajamento, e muitas vezes quem está gravando peca nisso. Procurar um ambiente onde não tenha ruído ou barulhos externos. – Utilize microfone direcional ou de lapela para melhorar a qualidade; – Caso não tenha microfone, utilize o fone que vem com o seu celular, pois ele tem um mini microfone de lapela embutido dele. – Ar condicionado deve ser colocado em modo noturno para diminuir a ventilação; – Afastar de janelas caso tenha muito barulho provenientes de tráfego de carros, motos e ônibus; – Não grave em banheiros, ou ambientes grandes que geram muita reverberação; Acaba não usando um microfone e por isso perde uma parte importante do conteúdo entregue através de vídeos que é o áudio. Em média o seu investimento em um microfone será de no máximo R$ 300,00 para ter a qualidade necessária. Independente de compra de câmera ou celular, você precisará de um microfone, ou seja, esse é um investimento que não podemos desconsiderar. Fe Castanhari Nostalgia Cenário do programa Nostalgia Ciência, com Fe Castanhari.

Cenário e ambiente.

O cenário é uma das coisas mais importantes ao pensar em gravar um conteúdo. Conexão com o conteúdo falado deve ser observado. Se você foi falar de Leis Trabalhista, não fica legal o cenário ser uma cozinha. Observar tudo que está a sua volta pode aumentar ou diminuir a credibilidade que o internauta dá ao seu conteúdo. Pense estrategicamente para que o cenário agregue valor ao seu vídeo. Se você vende estratégia pra empresas, um cenário com Post It na parede pode passar a ideia de que esse é a sua rotina de trabalho. As pessoas se conectam a esses elementos. Um cenário errado pode comprometer todo o conteúdo, colocando em risco a sua credibilidade.

Linguagem apropriada ao público.

Lembre-se que quando estamos falando, alguém está ouvindo. Ou seja, atente-se ao que o seu expectador quer ouvir. Se você não for claro e principalmente objetivo, ele vai pular seu vídeo. Tenha a clara noção de quem é seu público e como deve falar com ele. Como exemplos podemos citar um Jurista ensinando leis para advogados e um digital influencer de humor para adolescente. Conectar ao seu público passa por como você escreve e fala. Defina sua persona e crie conexão com o público. Não queira agradar a todos, pois nem Jesus conseguiu isso. Faça conteúdo para quem realmente te tragar resultados, pois métricas de vaidade, os altos números de seguidores sem interesse no assunto, só te atrapalha a entender o que o seu público de verdade quer ouvir de você. Ah ,e é claro… Seu figurino deve estar adequado a ocasião. Sempre procuramos inovação, mas cuidado para não tornar o diferente em algo cômico. A linha entre o descolado e o debochado é muito tênue.

Não ter um objetivo claro.

Como diz o mestre gato na história de Alice no país das maravilhas… “se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Não grave por gravar. Tenha em mente qual o objetivo dessa energia gasta em produzir vídeos. Você quer aumentar sua vendas? Melhorar sua imagem? Construir uma credibilidade para o seu produto? Definido isso, a estratégia de como alcançar esses objetivos passa pela construção dos temas abordados. Como exemplo, podemos citar o dono de um restaurante. Se você começar a gravar vídeos ensinando receitas complexas e com preocupação com a estética do prato, as pessoas vão passar a associar que no seu restaurante também verão o que você prega, ou seja, pode ser que aumente o fluxo de pessoas querendo experimentar as exóticas e complexas receitas do chef. Mas se as receitas são complexas demais para atrair somentes profissionais da cozinha, você pode não atrair clientes pro seu negócio, mas sim concorrentes para copiar pratos e receitas. Ou seja, estude a melhor estratégia para sua produção avaliando os seguintes pontos: – Qual meu objetivo? – O que vou falar pra alcançar esse objetivo? – Qual é o público que quero atrair? – Como encontrar e onde divulgar o meu canal? – Quanto posso investir em impulsionamento dos meus conteúdos? – Devo divulgar no Youtube, Instagram, Facebook ou no meu site? Sempre é possível pensar em estratégia antes de começar qualquer projeto. Isso vale para nossa vida pessoa e profissional. Ah… não se esqueça de uma coisa. Todos que chegaram lá passaram pelo que você está vivendo hoje. Então acredite no seu propósito e bota pra fazer!

QUEM ESCREVE

Lara Miller

Sem categoria

05 erros graves ao gravar um vídeo

05 ERROS GRAVES AO GRAVAR UM VÍDEO 05 erros graves ao gravar um vídeo para youtube. Saiba como ter melhores resultados gravando vídeos para as

Abra o Chat